Recuperação Pós-Operatória de Sangue em Doentes Submetidos a Artroplastias Totais do Joelho ou da Anca

Autores

  • Hugo Laranjeira Serviço de Imunohemoterapia. Centro Hospitalar do Baixo Vouga, E.P.E. Aveiro. Portugal. Departamento de Química. Universidade de Aveiro. Aveiro. Portugal.
  • Celeste Coimbra Serviço de Ortopedia. Centro Hospitalar do Baixo Vouga, E.P.E. Aveiro. Portugal.
  • Nuno Fernandes Serviço de Anestesiologia. Centro Hospitalar do Baixo Vouga, E.P.E. Aveiro. Portugal.
  • Romeu Pinho Serviço de Ortopedia. Centro Hospitalar do Baixo Vouga, E.P.E. Aveiro. Portugal.
  • Rui Anjos Serviço de Imunohemoterapia. Centro Hospitalar do Baixo Vouga, E.P.E. Aveiro. Portugal.
  • Elisabeth Mesquita Serviço de Imunohemoterapia. Centro Hospitalar do Baixo Vouga, E.P.E. Aveiro. Portugal.
  • António Barros Departamento de Química. Universidade de Aveiro. Aveiro. Portugal.
  • Rita Ferreira Departamento de Química. Universidade de Aveiro. Aveiro. Portugal.
  • Lúcia Borges Serviço de Imunohemoterapia. Centro Hospitalar do Baixo Vouga, E.P.E. Aveiro. Portugal.

DOI:

https://doi.org/10.20344/amp.556

Resumo

Introdução: Na artroplastia total do joelho e na artroplastia total da anca ocorrem perdas de sangue consideráveis, sendo necessário recorrer frequentemente a transfusões de concentrado de eritrócitos. No entanto, para além dos potenciais riscos inerentes, o sangue homólogo é um recurso limitado e caro. No sentido de reduzir o recurso a transfusões homólogas, tem-se desenvolvido estratégias alternativas, como a recuperação pós-operatória de sangue.
Objetivos: Avaliação da implementação da recuperação pós-operatória de sangue no consumo de concentrado de eritrócitos no período pós-operatório e no tempo de internamento, pela avaliação retrospetiva de doentes submetidos a artroplastia total do joelho ou a artroplastia total da anca.
Material e Métodos: Os 976 doentes foram divididos em 2 grupos: CELL TRANS – doentes submetidos à intervenção após a implementação da recuperação pós-operatória de sangue e CONT – submetidos à intervenção antes da implementação da estratégia referida. O número de unidades de concentrado de eritrócitos administradas foi obtido pela análise das requisições ao Serviço de Imunohemoterapia e o tempo de internamento foi obtido através do Sistema de Apoio ao Médico. A análise estatística foi realizada com recurso à linguagem R, considerando-se diferenças significativas entre os grupos quando p < 0,05.
Resultados: Após a introdução da recuperação pós-operatória de sangue, 29% dos doentes submetidos a artroplastia total do joelho e 38% dos doentes submetidos a artroplastia total da anca receberam concentrado de eritrócitos no período pós-operatório, um número consideravelmente menor ao observado antes da implementação da estratégia, 68% e 59% respetivamente. Concomitantemente, verificou-se uma redução estatisticamente significativa no tempo de internamento de 9,0 para 8,3 dias para o caso dos doentes submetidos a artroplastia total do joelho e de 9,1 para 8,8 dias para o caso dos doentes submetidos a artroplastia total da anca.
Conclusões: A recuperação pós-operatória de sangue em doentes submetidos a artroplastia total do joelho ou a artroplastia total da anca reduz significativamente a necessidade de transfusão de concentrado de eritrócitos bem como o tempo de internamento.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografias Autor

Hugo Laranjeira, Serviço de Imunohemoterapia. Centro Hospitalar do Baixo Vouga, E.P.E. Aveiro. Portugal. Departamento de Química. Universidade de Aveiro. Aveiro. Portugal.

Celeste Coimbra, Serviço de Ortopedia. Centro Hospitalar do Baixo Vouga, E.P.E. Aveiro. Portugal.

Nuno Fernandes, Serviço de Anestesiologia. Centro Hospitalar do Baixo Vouga, E.P.E. Aveiro. Portugal.

Romeu Pinho, Serviço de Ortopedia. Centro Hospitalar do Baixo Vouga, E.P.E. Aveiro. Portugal.

Rui Anjos, Serviço de Imunohemoterapia. Centro Hospitalar do Baixo Vouga, E.P.E. Aveiro. Portugal.

Elisabeth Mesquita, Serviço de Imunohemoterapia. Centro Hospitalar do Baixo Vouga, E.P.E. Aveiro. Portugal.

António Barros, Departamento de Química. Universidade de Aveiro. Aveiro. Portugal.

Rita Ferreira, Departamento de Química. Universidade de Aveiro. Aveiro. Portugal.

Lúcia Borges, Serviço de Imunohemoterapia. Centro Hospitalar do Baixo Vouga, E.P.E. Aveiro. Portugal.

Downloads

Publicado

2013-10-31

Como Citar

1.
Laranjeira H, Coimbra C, Fernandes N, Pinho R, Anjos R, Mesquita E, Barros A, Ferreira R, Borges L. Recuperação Pós-Operatória de Sangue em Doentes Submetidos a Artroplastias Totais do Joelho ou da Anca. Acta Med Port [Internet]. 31 de Outubro de 2013 [citado 17 de Maio de 2024];26(5):511-6. Disponível em: https://www.actamedicaportuguesa.com/revista/index.php/amp/article/view/556