Como Desenhar um (Bom) Estudo Epidemiológico Observacional: Um Olhar sobre o Protocolo de Investigação

Autores

  • Ines Fronteira Unidade de Saúde Pública Internacional e Bioestatística. Instituto de Higiene e Medicina Tropical. Universidade Nova de Lisboa. Lisboa. Portugal.

DOI:

https://doi.org/10.20344/amp.4315

Resumo

Neste artigo, apresentamos uma proposta de estrutura geral para o desenho de um protocolo de um estudo epidemiológico observacional. Começamos por realçar a importância do protocolo de investigação, nomeadamente no controlo de alguns viéses e na garantia do rigor metodológico e reproductibilidade do estudo. De seguida, reflectimos sobre os elementos essenciais que devem constar num protocolo de investigação, independentemente do objectivo do mesmo. Apresentamos, ainda, alguns aspectos específicos a constar em protocolos de estudos transversais, de caso-controlo e de coorte.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia Autor

Ines Fronteira, Unidade de Saúde Pública Internacional e Bioestatística. Instituto de Higiene e Medicina Tropical. Universidade Nova de Lisboa. Lisboa. Portugal.

Professora auxiliar da Unidade de Ensino e Investigação de Saúde Pública Internacional e Bioestatística, coordenadora do Mestrado em Epidemiologia do IHMT/UNL, cooredenadora da investigação no Centro Colabora da Organização Mundial da Saúde para Políticas e Planeamento da Força de Trabalho da Saúde

Downloads

Publicado

2013-12-20

Como Citar

1.
Fronteira I. Como Desenhar um (Bom) Estudo Epidemiológico Observacional: Um Olhar sobre o Protocolo de Investigação. Acta Med Port [Internet]. 20 de Dezembro de 2013 [citado 14 de Maio de 2024];26(6):731-6. Disponível em: https://www.actamedicaportuguesa.com/revista/index.php/amp/article/view/4315