Anatomia Aplicada à Clínica: Antropometria na Avaliação Nutricional de 367 Adultos Submetidos a Gastrostomia Endoscópica

Autores

  • Jorge Fonseca Serviço de Gastrenterologia. Grupo de Estudo de Nutrição Entérica. Hospital Garcia de Orta. Almada. Portugal. Instituto Superior de Ciências da Saúde Egas Moniz. Centro de Investigação Interdisciplinar Egas Moniz. Lisboa. Portugal.
  • Carla Adriana Santos Serviço de Gastrenterologia. Grupo de Estudo de Nutrição Entérica. Hospital Garcia de Orta. Almada. Portugal.

DOI:

https://doi.org/10.20344/amp.4247

Resumo

Introdução: Doentes com disfagia prolongada necessitam de nutrição entérica por gastrostomia. A avaliação nutricional destes doentes é difícil, apoiando-se em dados objetivos, incluindo dados antropométricos.
Objetivo: Avaliar a utilidade da antropometria na identificação e graduação da gravidade da desnutrição, como parte da avaliação
inicial de doentes submetidos a gastrostomia endoscópica.
Material e Métodos: Avaliaram-se processos de adultos consecutivos submetidos a gastrostomia. Selecionaram-se doentes com registo prévio à gastrostomia: Índice de Massa Corporal, Perímetro Braquial, Prega Cutânea Tricipital e Circunferência Muscular do Braço. O estado nutricional foi classificado pelo Índice de Massa Corporal de acordo com a Organização Mundial de Saúde e pelo Perímetro Braquial, Prega Cutânea Tricipital e Circunferência Muscular do Braço pela adequação por comparação com tabelas de referência.
Resultados: Selecionaram-se 367 doentes (idade mediana: 74,1 anos): doença neurológica: 172; neoplasia cervicofacial: 176; outras doenças: 19. O Índice de Massa Corporal identificou 136 doentes com magreza e 231 eutróficos ou com peso excessivo. O Perímetro Braquial identificou 310 desnutridos e 57 eutróficos ou com peso excessivo. Prega Cutânea Tricipital identificou 301 desnutridos e 66 eutróficos ou com peso excessivo. A Circunferência Muscular do Braço identificou 269 desnutridos, 97 eutróficos, um com Circunferência Muscular do Braço acima do normal.
Discussão e Conclusões: A antropometria na avaliação inicial de doentes gastrostomizados permitiu identificar desnutrição, classificar a gravidade e estimar o seu impacto. Perímetro Braquial, Prega Cutânea Tricipital e Circunferência Muscular do Braço identificaram desnutrição em cerca de 80% dos doentes, mais na massa adiposa que na muscular. Acessível e não dispendiosa, a antropometria permitiu adequar o suporte nutricional. Deve ser encarada como um instrumento de trabalho fundamental para as equipas de nutrição clínica.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografias Autor

Jorge Fonseca, Serviço de Gastrenterologia. Grupo de Estudo de Nutrição Entérica. Hospital Garcia de Orta. Almada. Portugal. Instituto Superior de Ciências da Saúde Egas Moniz. Centro de Investigação Interdisciplinar Egas Moniz. Lisboa. Portugal.

Carla Adriana Santos, Serviço de Gastrenterologia. Grupo de Estudo de Nutrição Entérica. Hospital Garcia de Orta. Almada. Portugal.

Publicado

2013-06-21

Como Citar

1.
Fonseca J, Santos CA. Anatomia Aplicada à Clínica: Antropometria na Avaliação Nutricional de 367 Adultos Submetidos a Gastrostomia Endoscópica. Acta Med Port [Internet]. 21 de Junho de 2013 [citado 15 de Maio de 2024];26(3):212-8. Disponível em: https://www.actamedicaportuguesa.com/revista/index.php/amp/article/view/4247

Edição

Secção

Original