Influência do protocolo transfusional sobre alguns parâmetros de reactividade imunológica em doentes submetidos a diálise periódica.
DOI:
https://doi.org/10.20344/amp.3563Resumo
Apresentam-se e discutem-se os resultados preliminares de um estudo efectuado em 44 doentes com insuficiência renal cronica em hemodialise, com o objectivo de caracterizar o seu tipo de reactividade imunológica, com relevo para o grau de imunocompetência celular, procurando, fundamentalmente, deter minar qual a influência dos programas transfusionais nas alteracoes do seu perfil imunológico.
As provas laboratoriais utilizadas são: teste cutâneos (DNCB, Multitest); caracterização da população linfocitária T e B; doseamento das imunoglobulinas séricas; pesquisa de anti-corpos citotóxicos (B, T, B + T) face a um painel de cerca de 30 populações linfocíticas diferentes.
Os resultados mostram uma diminuição da imunoreactividade celular traduzida pela reducao da hipersensibilidade do tipo retardado (Multitest e DNCB) que e mais acentuada nos doentes submetidos a transfusões sanguíneas.
Esta diminuição da reactividade celular não encontra paralelismo com o grau de sensibilidade do tipo humoral traduzida pela percentagem de anticorpos citotoxicos.
Downloads
Downloads
Como Citar
Edição
Secção
Licença
Todos os artigos publicados na AMP são de acesso aberto e cumprem os requisitos das agências de financiamento ou instituições académicas. Relativamente à utilização por terceiros a AMP rege-se pelos termos da licença Creative Commons ‘Atribuição – Uso Não-Comercial – (CC-BY-NC)’.
É da responsabilidade do autor obter permissão para reproduzir figuras, tabelas, etc., de outras publicações. Após a aceitação de um artigo, os autores serão convidados a preencher uma “Declaração de Responsabilidade Autoral e Partilha de Direitos de Autor “(http://www.actamedicaportuguesa.com/info/AMP-NormasPublicacao.pdf) e a “Declaração de Potenciais Conflitos de Interesse” (http://www.icmje.org/conflicts-of-interest) do ICMJE. Será enviado um e-mail ao autor correspondente, confirmando a receção do manuscrito.
Após a publicação, os autores ficam autorizados a disponibilizar os seus artigos em repositórios das suas instituições de origem, desde que mencionem sempre onde foram publicados e de acordo com a licença Creative Commons

