Influência do protocolo transfusional sobre alguns parâmetros de reactividade imunológica em doentes submetidos a diálise periódica.

Autores

  • J Pratas e Sousa
  • Raúl Martins
  • Oscar Tellechea
  • Rosário Virgínia Ferreira
  • Filomena C. Oliveira
  • H. Breda Coimbra
  • Adelino Marques

DOI:

https://doi.org/10.20344/amp.3563

Resumo

Apresentam-se e discutem-se os resultados preliminares de um estudo efectuado em 44 doentes com insuficiência renal cronica em hemodialise, com o objectivo de caracterizar o seu tipo de reactividade imunológica, com relevo para o grau de imunocompetência celular, procurando, fundamentalmente, deter minar qual a influência dos programas transfusionais nas alteracoes do seu perfil imunológico.

As provas laboratoriais utilizadas são: teste cutâneos (DNCB, Multitest); caracterização da população linfocitária T e B; doseamento das imunoglobulinas séricas; pesquisa de anti-corpos citotóxicos (B, T, B + T) face a um painel de cerca de 30 populações linfocíticas diferentes.

Os resultados mostram uma diminuição da imunoreactividade celular traduzida pela reducao da hipersensibilidade do tipo retardado (Multitest e DNCB) que e mais acentuada nos doentes submetidos a transfusões sanguíneas.

Esta diminuição da reactividade celular não encontra paralelismo com o grau de sensibilidade do tipo humoral traduzida pela percentagem de anticorpos citotoxicos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Como Citar

1.
Pratas e Sousa J, Martins R, Tellechea O, Ferreira RV, Oliveira FC, Coimbra HB, Marques A. Influência do protocolo transfusional sobre alguns parâmetros de reactividade imunológica em doentes submetidos a diálise periódica. Acta Med Port [Internet]. 30 de Junho de 1988 [citado 27 de Dezembro de 2025];1(3):197-201. Disponível em: https://www.actamedicaportuguesa.com/revista/index.php/amp/article/view/3563

Edição

Secção

Arquivo Histórico