Hospital Admissions for Herpes Zoster in Portugal Between 2000 and 2010

Autores

  • Margarida Mesquita MD Family Medicine. MSc Geriatrics. Lisbon. Portugal. Public Health. Escola Nacional de Saúde Pública. Universidade Nova de Lisboa. Lisboa. Portugal.
  • Filipe Froes Pulmonologist. Hospital Pulido Valente. Centro Hospitalar Lisboa Norte. Lisboa. Portugal. Public Health. Escola Nacional de Saúde Pública. Universidade Nova de Lisboa. Lisboa. Portugal.

DOI:

https://doi.org/10.20344/amp.312

Resumo

Introdução e Objectivos: O aumento da incidência de herpes zoster e da nevralgia pós-herpética estão associados ao envelhecimento da população. Estas patologias podem ser francamente debilitantes e ter um grande impacto na qualidade de vida dos doentes. Numa população envelhecida como a portuguesa, é esperado que o impacto do herpes zoster e da post-herpetic neuralgia aumentem. No entanto, não existe no país nenhum sistema específico de monitorização da doença e não foram encontrados dados epidemiológicos portugueses nas últimas décadas. A vacina contra o herpes zoster, já recomendada noutros países europeus, ainda não se encontra disponível em Portugal. Conhecer o impacto do herpes zoster é importante para fundamentar medidas de saúde pública relacionadas com a vacinação.
Material e Métodos: Procedeu-se a uma análise retrospetiva da base de dados da Administração Central dos Sistemas de Saúde com a informação clínica codificada dos internamentos hospitalares de todos os indivíduos com o diagnóstico principal de herpes zoster (ICD-9-CM 053) e que tiveram alta entre 2000 e 2010.
Resultados: Em Portugal, entre 2000 e 2010, ocorreram 1 706 internamentos hospitalares com o diagnóstico principal de herpes zoster. A maioria dos doentes era idosa. Do total de internados, 10,6% tinham formas potencialmente graves de imunocompromisso. A doença predominante de herpes zoster sem complicações, seguido de herpes zoster do sistema nervoso e oftálmico. A duração média dos internamentos foi de 9,3 dias, aumentando com a idade. A letalidade intra-hospitalar foi de 1%. Considerando o período de 2000-2009 e apenas a população adulta, a média anual da incidência dos internamentos hospitalares com o diagnóstico principal de
herpes zoster foi de 1,9 por 100 000 habitantes, aumentando com a idade.
Conclusão: Este estudo confirma que, em Portugal, as formas graves de herpes zoster estão relacionadas com a idade e associadas a significativa morbilidade, mortalidade e utilização de recursos em saúde.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografias Autor

Margarida Mesquita, MD Family Medicine. MSc Geriatrics. Lisbon. Portugal. Public Health. Escola Nacional de Saúde Pública. Universidade Nova de Lisboa. Lisboa. Portugal.

Filipe Froes, Pulmonologist. Hospital Pulido Valente. Centro Hospitalar Lisboa Norte. Lisboa. Portugal. Public Health. Escola Nacional de Saúde Pública. Universidade Nova de Lisboa. Lisboa. Portugal.

Downloads

Publicado

2013-10-31

Como Citar

1.
Mesquita M, Froes F. Hospital Admissions for Herpes Zoster in Portugal Between 2000 and 2010. Acta Med Port [Internet]. 31 de Outubro de 2013 [citado 17 de Maio de 2024];26(5):531-6. Disponível em: https://www.actamedicaportuguesa.com/revista/index.php/amp/article/view/312