Conversion of atrial fibrillation to sinus rhythm with amiodarone.
DOI:
https://doi.org/10.20344/amp.1244Resumo
A amiodarona, electrofisiologicamente capaz de aumentar a duracao do potencial monofásico, foi utilizada para tratar 80 doentes com Fibrilhação auricular estável. Em 88 tratamentos, obtiveram-se 75 conversões a ritmo sinusal (86 %). Verificou-se uma taxa de reversão a fibrilhação baixa, pois de 44 doentes revistos ao fim de 1 ano, 32 persistiam em ritmo sinusal (72 %). Os insucessos terapêuticos foram relacionados com a existência de aurículas dilatadas.
Dos efeitos acessorios verificados, reversíveis, foram destacadas as lesões corneanas, as alterações hormonais e as repercussões sobre a condução aurículo-ventricular e intraventricular.
Comparando com os resultados obtidos com a cardioversão elétrica, conclui-se pela vantagem do fármaco, pela igual eficácia e inocuidade, e pela maior facilidade de realização da conversão química.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Secção
Licença
Todos os artigos publicados na AMP são de acesso aberto e cumprem os requisitos das agências de financiamento ou instituições académicas. Relativamente à utilização por terceiros a AMP rege-se pelos termos da licença Creative Commons ‘Atribuição – Uso Não-Comercial – (CC-BY-NC)’.
É da responsabilidade do autor obter permissão para reproduzir figuras, tabelas, etc., de outras publicações. Após a aceitação de um artigo, os autores serão convidados a preencher uma “Declaração de Responsabilidade Autoral e Partilha de Direitos de Autor “(http://www.actamedicaportuguesa.com/info/AMP-NormasPublicacao.pdf) e a “Declaração de Potenciais Conflitos de Interesse” (http://www.icmje.org/conflicts-of-interest) do ICMJE. Será enviado um e-mail ao autor correspondente, confirmando a receção do manuscrito.
Após a publicação, os autores ficam autorizados a disponibilizar os seus artigos em repositórios das suas instituições de origem, desde que mencionem sempre onde foram publicados e de acordo com a licença Creative Commons

