Validação Clínica da Versão Portuguesa do Questionário de Hábitos de Sono das Crianças (CSHQ-PT) em Crianças com Perturbações do Sono e PHDA

Autores

  • Ana Filipa Parreira Unidade de Neurodesenvolvimento. Centro da Criança e do Adolescente. CUF Descobertas Hospital. Lisboa.
  • António Martins Laboratório de Neurofisiologia. CUF Descobertas Hospital. Lisboa.
  • Filipa Ribeiro Centro de Investigação Interdisciplinar em Saúde. Universidade Católica Portuguesa. Lisboa.
  • Filipe Glória Silva Unidade de Neurodesenvolvimento. Centro da Criança e do Adolescente. CUF Descobertas Hospital. Lisboa. https://orcid.org/0000-0003-2603-6143

DOI:

https://doi.org/10.20344/amp.10906

Palavras-chave:

Criança, Distúrbios da Iniciação e Manutenção do Sono, Inquéritos e Questionários Sono, Perturbação de Hiperatividade e Défice de Atenção, Portugal

Resumo

Introdução: A versão Portuguesa do Children’s Sleep Habits Questionnaire mostrou propriedades psicométricas adequadas numa amostra comunitária mas o ponto de corte americano pareceu desadequado. O objetivo deste estudo foi validar este questionário em populações clínicas de crianças com distúrbios do sono e com perturbação de hiperatividade/ défice de atenção.
Material e Métodos: Participaram no estudo 148 crianças Portuguesas com idades entre os 2 e os 10 anos, divididas em três grupos: 1. Grupo clínico com perturbação do sono (insónia comportamental, parassónias ou perturbação respiratória do sono); 2. Grupo clínico com perturbação de hiperatividade/ défice de atenção; 3. Grupo controlo. Os hábitos e problemas do sono foram avaliados através do Children’s Sleep Habits Questionnaire. A perturbação respiratória do sono foi confirmada por polissonografia.
Resultados: A coerência interna do questionário (α de Cronbach) na amostra clínica (perturbações do sono e perturbação de hiperatividade/ défice de atenção) foi de 0,75 e variou de 0,55 a 0,85 nas subescalas. As crianças com perturbações do sono e com perturbação de hiperatividade/ défice de atenção apresentaram um índice de perturbação do sono mais elevado do que o grupo controlo. As subescalas apresentaram diferenças significativas nos subgrupos de perturbações do sono revelando validade discriminante. A análise receiver operating characteristic do índice de perturbação do sono do grupo com perturbação do sono versus grupo controlo determinou um ponto de corte de 48.
Discussão: As crianças com perturbações do sono e com perturbação de hiperatividade/ défice de atenção apresentaram um Índice de Perturbação do Sono mais elevado do que o grupo controlo. As subescalas apresentaram diferenças significativas nos subgrupos de perturbações do sono revelando validade discriminante.
Conclusão: A versão Portuguesa do Children’s Sleep Habits Questionnaire mostrou propriedades psicométricas adequadas em crianças com perturbações do sono e/ou perturbação de hiperatividade/ défice de atenção. O ponto de corte de 48 é mais adequado para a população Portuguesa.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Publicado

2019-03-29

Como Citar

1.
Parreira AF, Martins A, Ribeiro F, Silva FG. Validação Clínica da Versão Portuguesa do Questionário de Hábitos de Sono das Crianças (CSHQ-PT) em Crianças com Perturbações do Sono e PHDA. Acta Med Port [Internet]. 29 de Março de 2019 [citado 18 de Maio de 2024];32(3):195-201. Disponível em: https://www.actamedicaportuguesa.com/revista/index.php/amp/article/view/10906

Edição

Secção

Original