Tuberculose Urinária: Graves Complicações Podem Ocorrer com um Diagnóstico Tardio

Autores

  • Inês Sanches Serviço de Pneumologia. Centro Hospitalar e Universitário de Coimbra. Coimbra. Portugal.
  • Cláudia Pinto Serviço de Pneumologia. Centro Hospitalar de Trás-os-Montes e Alto Douro. Vila Real. Portugal.
  • Mário Sousa Centro de Diagnóstico Pneumológico de Vila Nova de Gaia. Vila Nova de Gaia. Portugal. Centro de Saúde de Espinho. Espinho. Portugal.
  • Aurora Carvalho Centro de Diagnóstico Pneumológico de Vila Nova de Gaia. Vila Nova de Gaia. Portugal. Serviço de Pneumologia. Centro Hospitalar de Vila Nova de Gaia / Espinho. Vila Nova de Gaia. Portugal.
  • Raquel Duarte Centro de Diagnóstico Pneumológico de Vila Nova de Gaia. Vila Nova de Gaia. Portugal. Serviço de Pneumologia. Centro Hospitalar de Vila Nova de Gaia / Espinho. Vila Nova de Gaia. Portugal. Departamento de Epidemiologia Clinica, Medicina Preditiva e Saúde Pública. Faculdade de Medicina. Universidade do Porto. Porto. Portugal. Instituto de Saúde Publica. Universidade do Porto. Porto. Portugal.
  • Manuel Pereira Serviço de Urologia. Centro Hospitalar de Vila Nova de Gaia / Espinho. Vila Nova de Gaia. Portugal.

DOI:

https://doi.org/10.20344/amp.5521

Palavras-chave:

Infecções Urinárias, Tuberculose Urogenital.

Resumo

A tuberculose genito-urinária é a terceira forma mais comum de tuberculose extrapulmonar compreendendo 4 - 17% dos casos extra-pulmonares. Os autores descrevem o caso de uma doente com infecções urinárias de repetição sem isolamento de agente infeccioso e sem resolução das queixas apesar da antibioterapia instituída. Os exames imagiológicos mostraram estenose ureteral com hidronefrose moderada. A tentativa de cateterismo retrógrado foi impossível pelo que se optou pela nefrostomia percutânea para descompressão renal. O exame microbiológico da urina colhido por essa via foi positivo para Micobacterium tuberculosis complex. Iniciou terapêutica antibacilar com esquema quádruplo clássico e realizou uma nefrostomia para colocação de cateter urinário. Apesar da terapêutica instituída a doente necessitou de uma nefrectomia por rim não funcionante. A tuberculose génito-urinária deve ser um diagnóstico a considerar perante a presença de uma piúria estéril persistente.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2015-06-04

Como Citar

1.
Sanches I, Pinto C, Sousa M, Carvalho A, Duarte R, Pereira M. Tuberculose Urinária: Graves Complicações Podem Ocorrer com um Diagnóstico Tardio. Acta Med Port [Internet]. 4 de Junho de 2015 [citado 19 de Maio de 2024];28(3):382-5. Disponível em: https://www.actamedicaportuguesa.com/revista/index.php/amp/article/view/5521

Edição

Secção

Caso Clínico