Sofrimento Psicológico e Qualidade de Vida nas Doenças Pulmonares Intersticiais Fibróticas: Um Estudo Observacional de Vida Real

As doenças pulmonares intersticiais fibróticas são entidades crónicas e frequentemente progressivas, com um impacto significativo na qualidade de vida. Realizámos um estudo observacional prospetivo, incluindo 44 doentes em regime de ambulatório, com o objetivo de avaliar a ansiedade, depressão, carga sintomática e qualidade de vida através de instrumentos validados. Verificou-se a presença de ansiedade e depressão clinicamente significativas em 34,1% e 43,2% dos doentes, respetivamente. O sofrimento psicológico associou-se a uma maior gravidade da dispneia e a pior perceção do estado de saúde, sem associação com parâmetros funcionais respiratórios. Estes resultados evidenciam a elevada prevalência e provável subdiagnóstico do sofrimento psicológico nesta população, reforçando a importância da sua avaliação sistemática na prática clínica.

Leia aqui o artigo completo.

Este site utiliza cookies para permitir uma melhor experiência por parte do utilizador. Ao navegar no site estará a consentir a sua utilização.