Análise Mensal da Taxa de Mortalidade Infantil em Portugal durante a Pandemia de COVID-19: Perceções a partir da Monitorização Contínua

Introdução: A pandemia da COVID-19 teve um impacto significativo na saúde pública mundial. A taxa de mortalidade infantil (TMI), uma estatística vital e indicador-chave da saúde geral de uma população, é essencial para o desenvolvimento de programas de prevenção eficazes no sector da saúde. Evidências existentes indicam uma diminuição da TMI durante a pandemia da COVID-19. Realizou-se uma análise a nível nacional para calcular a TMI e descrever a sua evolução ao longo dos anos (de 2016 até 2022) usando uma análise mês a mês.
Métodos: Os dados sobre o número de óbitos com menos de um ano de idade foram obtidos do Sistema de Certificação Eletrónica de Óbitos (SICO) e os dados sobre o número de nascimentos mensais foram obtidos a partir do Instituto Nacional de Estatística. A taxa de mortalidade infantil (TMI) foi calculada por mês, considerando o número acumulado de óbitos com menos de um ano de idade e o número de nascidos vivos nos 12 meses anteriores.
Resultados: Em Portugal, a TMI diminuiu antes e durante a pandemia da COVID-19. Os valores mais baixos foram observados em setembro e outubro de 2021 (2,15 e 2,14 por 1000 nascimentos vivos, respetivamente). A TMI permaneceu abaixo do limiar de três mortes por 1000 nascimentos vivos durante o período crítico da pandemia.
Conclusão: Portugal alcançou um progresso notável na redução da sua TMI ao longo dos últimos 60 anos. O país registou os valores mais baixos de sempre da TMI durante a pandemia da COVID-19. Estudos adicionais são necessários para compreender completamente as tendências observadas.

Clique aqui para aceder ao artigo completo (apenas em inglês).

Este site utiliza cookies para permitir uma melhor experiência por parte do utilizador. Ao navegar no site estará a consentir a sua utilização.