Tradução e Validação Cultural para Português do Bariatric Quality of Life Index

Introdução: A obesidade é uma doença crónica não transmissível, definida por um índice de massa corporal acima de 30 kg/m2. O seu impacto não se associa apenas a riscos mais elevados de mortalidade e morbilidade, mas também à possível diminuição na qualidade de vida (QdV). Existem vários instrumentos para avaliar a QdV, desde instrumentos genéricos relacionados com a saúde, a específicos de obesidade. Contudo, para avaliar a QdV em pacientes submetidos a cirurgia bariátrica, existe apenas o Bariatric Analysis and Reporting Outcome System que apresentava problemas significativos. Por conseguinte, foi desenvolvido o Bariatric Quality of Life (BQL) Index. O objetivo deste estudo foi a validação e adaptação cultural do BQL Index para a língua portuguesa.
Métodos: Realizou-se um estudo transversal com a apresentação de dois questionários aos participantes: o BQL Index e o EQ-5D-3L (European Quality of Life 5 Dimensions and 3 Level) Index. Foi feita a tradução direta, revisão, contra tradução, comparação e um teste piloto. Após seis meses realizou-se um reteste. Foram avaliadas as seguintes propriedades psicométricas: a validade convergente através do coeficiente de correlação r de Spearman entre o BQL e EQ-5D-3L; a consistência interna baseada no coeficiente alfa de Cronbach; e a reprodutibilidade entre o teste e o reteste utilizando o coeficiente de correlação r de Spearman e o coeficiente de correlação intraclasse (CCI).
Resultados: Num total de 260 participantes, a idade média foi de 45 ± 10 anos, o índice de massa corporal médio de 44 ± 6,5 kg/m2 e 78% eram mulheres. As comorbilidades associadas à obesidade mais frequentes foram: doença osteoarticular (69%), ansiedade/depressão (60%) e hipertensão (54%). Os padrões alimentares mais comuns foram: volume (67%) e doces (62%). Os resultados dos questionários para a QdV foram: 41,3 ± 9,3 para o BQL Index; 0,35 ± 0,19 para o EQ-5D-3L Index e 55,7 ± 19,8 para o EQ-5D-3L VAS. A tradução apresentou uma boa validade convergente (r Pearson = 0,62), uma boa consistência interna (alfa Cronbach = 0,94) e uma boa reprodutibilidade (r Pearson = 0,62 e CCI = 0,79).
Conclusão: A nossa tradução apresentou boas propriedades paramétricas, com validade dentro dos valores do BQL original, alta consistência interna e boa reprodutibilidade.

Clique aqui para aceder ao artigo completo (apenas em inglês).

Este site utiliza cookies para permitir uma melhor experiência por parte do utilizador. Ao navegar no site estará a consentir a sua utilização.