Intervenção de Base Cognitivo-Comportamental na Redução da Ansiedade Perante os Testes em Alunos do Ensino Secundário: Estudo Piloto Aleatorizado e Controlado Por Clusters

Introdução: A ansiedade face aos testes é um importante fator condicionante da performance escolar. Contudo, são escassos os estudos que procuram identificar quais as estratégias eficazes na sua melhoria. Este estudo teve como objetivo testar a eficácia de uma intervenção cognitivo-comportamental na redução da ansiedade face aos testes em alunos do ensino secundário.
Material e Métodos: Estudo experimental, aleatorizado por clusters (turmas), controlado, sem ocultação, com dois grupos paralelos, com alunos do 10.º ano da Escola Secundária Alves Martins em Viseu, Portugal. Os alunos foram aleatorizados ao nível da turma para receber uma combinação de técnicas cognitivas e comportamentais, de mindfulness, psicoeducação e técnicas de relaxamento, ou para um grupo controlo sem intervenção. Os níveis de ansiedade dos participantes foram medidos através do Questionário de Ansiedade face aos Testes. A análise do efeito da intervenção foi realizada na base de intenção de tratar ao nível da turma recorrendo a modelos de efeitos mistos multinível e modelação bayesiana.
Resultados: A intervenção teve um efeito significativo na redução da ansiedade face aos testes (d = 0,81, IC 95% 0,45;1,17, fator de Bayes = 31,3). Pertencer ao sexo masculino revelou-se um fator de risco independente para uma menor redução nos níveis de ansiedade. O efeito da intervenção foi mais pronunciado na redução da preocupação face aos testes (d = 0,76, IC 95% 0,41;1,11, fator de Bayes = 19,9) quando comparado com a emocionalidade (d = 0,63, IC 95% 0,31;0,95, fator de Bayes = 6,6).
Conclusão: Uma intervenção especificamente desenhada para reduzir a ansiedade face aos testes, usando uma combinação de técnicas cognitivas e comportamentais de mindfulness, psicoeducação e técnicas de relaxamento, foi eficaz na redução dos níveis de ansiedade.
Registo do Estudo: Estudo registado a posteriori (registo retrospetivo) em ClinicalTrials.gov com o número NCT05481099 em 01/08/2022.

Clique aqui para aceder ao artigo completo.

Este site utiliza cookies para permitir uma melhor experiência por parte do utilizador. Ao navegar no site estará a consentir a sua utilização.