Renal pharmacology under the effect of diuretics.

Authors

  • Virgílio Durão Instituto de Farmacologia e Terapeutica Geral. Faculdade de Medicina de Lisboa. Hospital de Santa Maria. Lisboa.

DOI:

https://doi.org/10.20344/amp.4385

Abstract

Habitualmente, designam-se por diuréticos todos os fármacos que aumentam, directa ou indirectamente, a produção de urina. A esta definição alargada, que inclui substâncias como a água e o álcool, opõe-se uma outra mais restrita que, numa perspectiva de farmacologia clinica, apenas considera como diuréticos os agentes terapêuticos que provocam um aumento da excreção de sódio e água, i.e., que induzem um balanco negativo do líquido extra-celular. Segundo este conceito, o grupo dos diuréticos limita-se aquelas substâncias que devem os seus efeitos terapêuticos e, por vezes, também as suas acções adversas, a uma alteração específica da fisiologia renal normal. A farmacologia dos diuréticos terá pois, forçosamente, que ser estudada, tendo sempre em consideração os processos fisiológicos normais de filtração glomerular e de reabsorção e secreção tubular de água e sal.

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biography

Virgílio Durão, Instituto de Farmacologia e Terapeutica Geral. Faculdade de Medicina de Lisboa. Hospital de Santa Maria. Lisboa.

C.P. 11777 + de 70 anos

How to Cite

1.
Durão V. Renal pharmacology under the effect of diuretics. Acta Med Port [Internet]. 1979 Aug. 31 [cited 2024 Mar. 29];1(4):495-517. Available from: https://www.actamedicaportuguesa.com/revista/index.php/amp/article/view/4385

Issue

Section

Arquivo Histórico