Surgical treatment and operative results for patients with transposition of the great arteries.

Authors

  • P. Bastos Thoracic Unit. The Hospital for Sick Childre. London. England.
  • M. de Leval Thoracic Unit. The Hospital for Sick Childre. London. England.
  • J. Stark Thoracic Unit. The Hospital for Sick Childre. London. England.

DOI:

https://doi.org/10.20344/amp.4285

Abstract

TRATAMENTO CIRÚRGICO E RESULTADOS NA TRANSPOSIÇÃO DOS GRANDES VASOS

Pensava-se que a incidência de cardiopatias congénitas era baixa mas sabe-se actualmente que ocorre em cerca de 1% dos nados-vivos. A transposição dos grandes vasos (TGV) é uma das mais frequentes cardiopatias congénitas cianosantes e é a mais comum entre as que são mortais no 1º ano de vida. Neste artigo descrevemos a nossa experiência com TGV e apresentamos a forma de tratamento que preferimos nas suas diversas variantes anatómicas.

TGV – com Septo inter ventricular intacto: Constituem cerca de 50% dos doentes com TGV, e devem a sua sobrevivência a uma comunicação interauricular ou a um «foramen ovale» patente. Nelas se põe a indicação terapêutica primária de septostomia de Rashkind ao mesmo tempo que se realiza o primeiro cateterismo cardíaco. Se o resultado obtido é bom a criança é seguida até à idade de 3 ou 4 meses, altura em que se repete o cateterismo. Entre os 8 e os 12 meses de idade realiza-se então uma intervenção cirúrgica venosa intra cardíaca. Descrevem-se as alternativas de terapêutica cirúrgica nestes casos. Mencionam-se os resultados e a mortalidade da operação de Mustard descritos em vários Centros. Recentemente a operação de Senning tem de novo passado a usar-se e os resultados obtidos são favoravelmente comparáveis com os da operação de Mustard.

TGV+Comunicação inter-ventricular (CIV): Em 25% dos casos de TGV existe uma CIV. Nestes doentes aparece precocemente doença vascular pulmonar e por isso a operação correctiva deve ser realizada mais cedo. A mortalidade operatória em doentes com TGV+CIV é mais elevada do que nas TGV simples.

TGV+CIV+Obstrução da câmara de saída do ventrículo esquerdo: Este conjunto de malformações ocorre em 0,67% dos doentes com cardiopatias congénitas. No entanto, em 31%i destes doentes a obstrução da câmara de saída do ventrículo esquerdo é significativa. As tentativas de ressecção da estenose ventricular esquerda sempre deram mortalidade alta até que em 1969, Rastelli et aI descreveram a correcção anatómica deste conjunto de lesões, dirigindo o sangue do ventrículo esquerdo para a aorta através da CIV e ligando ventrículo direito à artéria pulmonar por intermédio de um conduto valvulado.

TGV+Doença vascular pulmonar: Depois de se ter considerado esta associação como sinónimo de inoperabilidade, passaram a obter-se bons resultados operatórios com a técnica de operação de Mustard paliativa, descrita por Lindesmith, em que não se faz o encerramento da CIV. Descrevem-se em seguida os resultados a distância das correcções cirúrgicas das TGV e revêem-se as possibilidades futuras de técnicas descritas recentemente como a operação ou de SWITCH arterial.

Downloads

Download data is not yet available.

Downloads

How to Cite

1.
Bastos P, de Leval M, Stark J. Surgical treatment and operative results for patients with transposition of the great arteries. Acta Med Port [Internet]. 1980 Dec. 30 [cited 2024 Mar. 19];2:45-58. Available from: https://www.actamedicaportuguesa.com/revista/index.php/amp/article/view/4285

Issue

Section

Arquivo Histórico