Pilot studies on the growth of individuals of the male sex (9-17 years old). II. Skinfold thickness.

Authors

  • António Camilo Alves Instituto de Anatomia Humana. Faculdade de Medicina de Lisboa. Centro de Estatística e Aplicações. Instituto Nacional de Investigação Científica. Hospital Militar Principal. Lisboa. Portugal.
  • Maria Fátima Fontes de Sousa Instituto de Anatomia Humana. Faculdade de Medicina de Lisboa. Centro de Estatística e Aplicações. Instituto Nacional de Investigação Científica. Hospital Militar Principal. Lisboa. Portugal.
  • Luís Mimoso Ruiz Instituto de Anatomia Humana. Faculdade de Medicina de Lisboa. Centro de Estatística e Aplicações. Instituto Nacional de Investigação Científica. Hospital Militar Principal. Lisboa. Portugal.
  • Luís Nobre da Silva Instituto de Anatomia Humana. Faculdade de Medicina de Lisboa. Centro de Estatística e Aplicações. Instituto Nacional de Investigação Científica. Hospital Militar Principal. Lisboa. Portugal.
  • Mário Toscano Instituto de Anatomia Humana. Faculdade de Medicina de Lisboa. Centro de Estatística e Aplicações. Instituto Nacional de Investigação Científica. Hospital Militar Principal. Lisboa. Portugal.
  • Nuno Mendonça Belo Instituto de Anatomia Humana. Faculdade de Medicina de Lisboa. Centro de Estatística e Aplicações. Instituto Nacional de Investigação Científica. Hospital Militar Principal. Lisboa. Portugal.

DOI:

https://doi.org/10.20344/amp.4181

Abstract

Neste artigo apresentam-se os resultados da segunda parte de um estudo sobre o crescimento realizado em meio urbano. É um estudo piloto, transversal, efectuado em 557 indivíduos do sexo masculino, com idades compreendidas entre os 9 e os 17 anos, residentes em Lisboa. A colheita dos dados realizou-se durante os anos de 1977/78 em escolas primárias, escolas preparatórias e liceus de Lisboa escolhidos ao acaso. Submeteram-se todos os indivíduos a um exame auxológico constituído por medição das pregas cutâneas tricipital, bicipital, infra-escapular e supra-iliaca. Com os resultados obtidos elaborou-se um quadro com os valores médios de cada uma das pregas cutâneas e respectivos desvios-padrão em cada grupo etário. Calcularam-se para cada grupo etário os percentis de cada uma das pregas cutâneas. A partir dos valores das pregas cutâneas utilizando formulas matemáticas adequadas calcularam-se os valores médios e respectivos desvios-padrão da densidade somática e da gordura somática de cada grupo etário. Verificou-se que aos 12 anos existe um valor máximo da prega cutânea tricipital correspondente a «onda de gordura pré-adolescente». Depois disso há uma diminuição significativa da espessura desta prega com um valor mínimo aos 15 anos. Aos 16 e 17 anos manifesta-se já um novo aumento da espessura da prega tricipital. A evolução das outras pregas cutâneas e respectivo significado são analisados no texto. A gordura somática atinge um máximo aos 11 anos para decrescer em seguida ate aos 14 anos. Posteriormente manifesta-se uma nova subida aos 16-17 anos. Este conjunto de factos significa que nos indivíduos portugueses do sexo masculino presentemente estudados há um aumento de gordura no período pré-pubere dos 11-12 anos seguido de uma perda real de gordura com um mínimo aos 14-15 anos em plena puberdade. Os estudos longitudinais efectuados em populações em idade de crescimento demonstraram que este mínimo de gordura coincide com o pico máximo de velocidade de aumento da estatura. Num estudo transversal, como o presente, e apenas possível calcular os limites etários prováveis entre os quais este pico máximo ocorrerá (14-15 anos). Os resultados deste artigo são semelhantes aos resultados ingleses de Tanner no que diz respeito a evolução cronológica das pregas cutâneas e da gordura somática.

Downloads

Download data is not yet available.

How to Cite

1.
Alves AC, de Sousa MFF, Ruiz LM, da Silva LN, Toscano M, Belo NM. Pilot studies on the growth of individuals of the male sex (9-17 years old). II. Skinfold thickness. Acta Med Port [Internet]. 1980 Dec. 31 [cited 2024 Apr. 25];2(5-6):359-67. Available from: https://www.actamedicaportuguesa.com/revista/index.php/amp/article/view/4181

Issue

Section

Arquivo Histórico