Idiopathic deficiency of growth hormone. Diagnostic criteria and results of treatment.

Authors

  • Maria Manuela Henriques Consulta e Laboratório de Endocrinologia. Instituto Português de Oncologia de Francisco Gentil. Lisboa. Portugal.
  • Luís Gonçalves Sobrinho Consulta e Laboratório de Endocrinologia. Instituto Português de Oncologia de Francisco Gentil. Lisboa. Portugal.
  • Carmen Délia da Silva Consulta e Laboratório de Endocrinologia. Instituto Português de Oncologia de Francisco Gentil. Lisboa. Portugal.

DOI:

https://doi.org/10.20344/amp.4173

Abstract

Os autores fizeram um rastreio de síndrome de carência idiopática de hormona do crescimento (H.C.) numa população seleccionada de 44 crianças enviadas para estudo por atraso estatural sem causa aparente. Oito destas crianças não responderam a hipoglicemia insulínica nem a administração oral de L-Dopa com o esperado aumento nas concentrações séricas de H.C. Além desta anomalia, duas tinham hipotiroidismo secundário e uma delas microgenitossomia. Uma terceira criança também com microgenitossomia veio posteriormente a exibir um hipotiroidismo secundário durante o tratamento com H.C. Estas oito crianças foram tratadas com H.C. nas doses de 4 U duas a três vezes por semana. Em todas houve uma marcada aceleração de crescimento que passou de um valor medio preterapêutico de 2 cm/ano para cerca de 9 cm/ano. No segundo ano a velocidade de crescimento manteve-se elevada, embora tivesse diminuído um pouco (cerca de 7 cm/ano). Estes resultados são consistentes com a experiencia de outros autores.

Downloads

Download data is not yet available.

How to Cite

1.
Henriques MM, Gonçalves Sobrinho L, da Silva CD. Idiopathic deficiency of growth hormone. Diagnostic criteria and results of treatment. Acta Med Port [Internet]. 1980 Aug. 31 [cited 2024 Apr. 19];2(4):275-83. Available from: https://www.actamedicaportuguesa.com/revista/index.php/amp/article/view/4173

Issue

Section

Arquivo Histórico