Erythrocyte metabolism in human hypothyroidism, before and after short-term hormone substitution therapy.

Authors

  • Carlota Proença Instituto de Química Fisiológica. Faculdade de Medicina de Lisboa. Lisboa. Portugal.
  • J. P. Barroca Instituto de Química Fisiológica. Faculdade de Medicina de Lisboa. Núcleo de Endocrinologia. Hospital de Santa Maria. Lisboa. Portugal.
  • F. Levy Cruz
  • J. P. Freitas Instituto de Química Fisiológica. Faculdade de Medicina de Lisboa. Núcleo de Endocrinologia. Hospital de Santa Maria. Lisboa. Portugal.
  • A. Galvão-Teles Núcleo de Endocrinologia. Hospital de Santa Maria. Lisboa. Portugal.
  • J. Martins e Silva Instituto de Química Fisiológica. Faculdade de Medicina de Lisboa. Núcleo de Endocrinologia. Hospital de Santa Maria. Lisboa. Portugal.

DOI:

https://doi.org/10.20344/amp.3941

Abstract

Analisou-se a influência exercida pelo tratamento hormonal substitutivo no metabolismo eritrocitário de 16 doentes com hipotiroidismo primário, estudados antes e durante terapêutica com tiroxina. Além da observação hematológica de rotina, determinaram-se as concentrações de 2,3-difosfoglicerato e adenosinotrifosfato eritrocitários, lactato do sangue total, fosfato inorgânico plasmático, valor de P50 in vivo da curva de dissociação da oxihemoglobina e actividade das seguintes enzimas eritrocitárias: hexoquinase, fosfofructoquinase, piruvatoquinase, desidrogenase da glicose-6-fosfato e desidrogenage do 6-fosfogliconato. A actividade da desidrogenase da glicose 6-fosfato permaneceu, antes e durante a terapêutica, significativamente abaixo dos valores normais. Pelo contrário, o tratamento foi acompanhado pelo aumento da concentração de 2,3-difosfoglicerato, lactato e valor da P50. A concentração do fosfato inorgânico excedia o normal, antes e durante a terapêutica. Os resultados obtidos sugerem que o aumento do consumo de oxigénio induzido pelas hormonas tiroideias e acompanhado pela estimulação, talvez directa, da síntese do 2,3-difosfoglicerato eritrocitário, contudo insuficiente para satisfazer, através da maior dissociação de oxigénio transportado pela hemoglobina, as exigências metabólicas. Os baixos níveis da actividade da desidrogenase da glicose-6-fosfato talvez possam constituir um sinal característico da doença.

Downloads

Download data is not yet available.

How to Cite

1.
Proença C, Barroca JP, Cruz FL, Freitas JP, Galvão-Teles A, Martins e Silva J. Erythrocyte metabolism in human hypothyroidism, before and after short-term hormone substitution therapy. Acta Med Port [Internet]. 1980 Jun. 30 [cited 2024 Mar. 28];2(3):213-20. Available from: https://www.actamedicaportuguesa.com/revista/index.php/amp/article/view/3941

Issue

Section

Arquivo Histórico