Clinical aspects of a case of transexualism.

Authors

  • Francisco Allen Gomes Consulta de Ginecologia Psicossomática e Sexologia dos Hospitais das Universidades de Coimbra. Serviço de Endocrinologia e Doenças Metabólicas dos Hospitais da Universidade de Coimbra. Coimbra. Portugal.
  • Almeida Ruas Consulta de Ginecologia Psicossomática e Sexologia dos Hospitais das Universidades de Coimbra. Serviço de Endocrinologia e Doenças Metabólicas dos Hospitais da Universidade de Coimbra. Coimbra. Portugal.
  • Manuela Carvalheiro Consulta de Ginecologia Psicossomática e Sexologia dos Hospitais das Universidades de Coimbra. Serviço de Endocrinologia e Doenças Metabólicas dos Hospitais da Universidade de Coimbra. Coimbra. Portugal.
  • Simões Pereira Consulta de Ginecologia Psicossomática e Sexologia dos Hospitais das Universidades de Coimbra. Serviço de Endocrinologia e Doenças Metabólicas dos Hospitais da Universidade de Coimbra. Coimbra. Portugal.

DOI:

https://doi.org/10.20344/amp.3885

Abstract

Os autores apresentam um caso clínico típico de transexualismo. Seguidamente discutem os aspectos mais relevantes da etiologia, diagnóstico diferencial e terapêutica. Concluem que, perante um diagnóstico de certeza, a única atitude terapêutica possível é a de reabilitação, ou seja proceder a uma intervenção hormonal e cirúrgica, no sentido de adequar o mais possível a estrutura anatómica do individuo à sua vivência sexual. Como complemento indispensável da intervenção terapêutica deverá haver uma modificação dos documentos legais de identificação dos indivíduos em causa.

Downloads

Download data is not yet available.

How to Cite

1.
Gomes FA, Ruas A, Carvalheiro M, Pereira S. Clinical aspects of a case of transexualism. Acta Med Port [Internet]. 1981 Jun. 30 [cited 2024 Apr. 26];3(3):201-9. Available from: https://www.actamedicaportuguesa.com/revista/index.php/amp/article/view/3885

Issue

Section

Arquivo Histórico