Hereditary brachydactyly with nail aplasia.

Authors

  • Heloísa G. Santos Unidade de Genética. Serviço de Pediatria. Hospital de Santa Maria. Lisboa. Centro de Saúde de Cuba. Alentejo.
  • Francisco H. George Unidade de Genética. Serviço de Pediatria. Hospital de Santa Maria. Lisboa. Centro de Saúde de Cuba. Alentejo.
  • J. Reis Ferreira Unidade de Genética. Serviço de Pediatria. Hospital de Santa Maria. Lisboa. Centro de Saúde de Cuba. Alentejo.

DOI:

https://doi.org/10.20344/amp.3876

Abstract

Os autores descrevem e iniciam o estudo de um tipo invulgar de braquictilia hereditária com anoníquia congénita acompanhada de discreta, mas manifesta, alteração da morfologia externa do nariz, verificada numa família portuguesa natural e residente na aldeia de Faro do Alentejo, no concelho de Cuba. A descrição da referida família é baseada no estudo de 6 gerações. Foram encontrados 8 membros da família com ausência das falanges distais de todos os dedos das mãos e pés e anoníquia completa dos mesmos, enquanto que 4 outros membros possuem alterações semelhantes menos acentuadas, constituindo assim casos de menor expressividade. Os autores discutem os critérios de classificação desta anomalia esquelética de expressividade variável, alta penetrância e transmissão autossómica dorninante, que admitem enquadrar-se no tipo B de Bell. Trata-se do primeiro caso descrito em Portugal e é indiscutivelmente urna situação raramente encontrada na literatura mundial. Algumas características desta família portuguesa não se encontram nos casos anteriormente citados o que, quanto a nós, lhe confere um interesse particular nomeadamente no que se refere à sua etiopatogenia.

Downloads

Download data is not yet available.

How to Cite

1.
Santos HG, George FH, Ferreira JR. Hereditary brachydactyly with nail aplasia. Acta Med Port [Internet]. 1981 Apr. 30 [cited 2024 Apr. 25];3(2):147-60. Available from: https://www.actamedicaportuguesa.com/revista/index.php/amp/article/view/3876

Issue

Section

Arquivo Histórico