Histological aspects of the endometrium in users of intrauterine devices.

Authors

  • Maria Luísa Carneiro de Moura Instituto de Anatomia Patológica. Faculdade de Medicina de Lisboa. Lisboa
  • Madalena Botelho Instituto de Anatomia Patológica, Faculdade de Medicina de Lisboa, Serviço de Obstetrícia e Ginecologia. Hospital de Santa Maria. Lisboa. Portugal.
  • Rosa Madureira Instituto de Anatomia Patológica, Faculdade de Medicina de Lisboa, Serviço de Obstetrícia e Ginecologia. Hospital de Santa Maria. Lisboa. Portugal.

DOI:

https://doi.org/10.20344/amp.3871

Abstract

O uso dos DIU como método anticoncepcional e relativamente recente entre nos, particularmente através das Consultas de Planeamento Familiar. Para avaliar os efeitos que os DIU (Lips Loop, Gynet e Gravigard) determinam na morfologia do endométrio foram estudadas biópsias do endométrio realizadas antes da sua colocação e após o seu uso. São apresentados os resultados do estudo histológico feito em 471 biópsias do endométrio e do estudo citológico feito em 40 esfregaços tipo Loopal Smear. 77,4% das biópsias do endométrio apresentam padrões de endométrio de ciclo menstrual normal. Em 33,48% dos casos foram encontradas lesões de endometrite crónica e aguda. Em 11,4% dos casos foram encontrados diferentes padrões de histologia tradutores de disfunções hormonais. Não foi encontrado qualquer caso com reacção de corpo estranho. Ausência de casos com sintomatologia clínica de doença inflamatória pélvica. Nenhum caso diagnosticado de gravidez ectópica ou de perfuração uterina. Conclui-se que os DIU podem determinar modificações na morfologia do endométrio mas que estas modificações são muitas vezes subtis.

Downloads

Download data is not yet available.

How to Cite

1.
Carneiro de Moura ML, Botelho M, Madureira R. Histological aspects of the endometrium in users of intrauterine devices. Acta Med Port [Internet]. 1981 Feb. 27 [cited 2024 Apr. 19];3(1):11-22. Available from: https://www.actamedicaportuguesa.com/revista/index.php/amp/article/view/3871

Issue

Section

Arquivo Histórico