Aspects of liver histology in asymptomatic carriers of hepatitis B surface antigens (HBsAg).

Authors

  • J. O. Soares Serviço de Anatomia Patológica, Hospital de Santa Maria, Centro de Gastroenterologia da Universidade de Lisboa. Instituto de Anatomia Patológica, Faculdade de Medicina de Lisboa. Lisboa. Portugal.
  • F. Ramalho Centro de Gastroenterologia da Universidade de Lisboa. Instituto de Anatomia Patológica, Faculdade de Medicina de Lisboa.
  • A. Baptista Serviço de Anatomia Patológica, Hospital de Santa Maria, Centro de Gastroenterologia da Universidade de Lisboa. Instituto de Anatomia Patológica, Faculdade de Medicina de Lisboa. Lisboa. Portugal.
  • M. Carneiro de Moura Serviço de Anatomia Patológica, Hospital de Santa Maria, Centro de Gastroenterologia da Universidade de Lisboa. Instituto de Anatomia Patológica, Faculdade de Medicina de Lisboa. Lisboa. Portugal.

DOI:

https://doi.org/10.20344/amp.3870

Abstract

Vinte e cinco dadores de sangue portadores assintomáticos do AgHBs aceitaram submeter-se a biópsia hepática para documentação morfológica de eventual lesão do fígado. Treze indivíduos tinham valores normais da função hepática, em 12 havia parâmetros bioquímicos anormais. As biopsias foram classificadas, de forma cega, em: normal (1), alterações inespecíficas minor (7) e major (8), hepatite crónica persistente - HCP (5), hepatite cronica activa - HCA (2) e hepatite crónica lobular - HCL (2). Em 18 biópsias havia necrose intralobular focal (72%) e, em 22, padrões nucleares de actividade regenerativa dos hepatócitos (88%). Foi observada inflamação intralobular em 21 casos (84%) e portal em 18 (72%). Vinte e três biópsias apresentavam hepatócitos com citoplasma em vidro moído (92%). Fibrose, predominantemente focal e ligeira, foi encontrada em 18 casos (72%), e, esteatose, também ligeira e em focos, em 10 casos (40%). Havia hiperplasia das células de Kupffer em 22 casos (88%). Em 13 portadores com transaminases normais havia hepatite crónica em dois (1 HCP e 1 HCA). Dos 12 portadores em que as transaminases eram normais 4 tinham HCP, 1 HCA e 2 HCL. Concluiu-se que 36% dos portadores assintomáticos do AgHBs tinham doença hepática cronica, e que a presença de função hepática normal não excluía a existência de doença hepática grave. A reavaliação histológica dos portadores de AgHBs e a correlação com outros parâmetros, designadamente os marcadores séricos do vírus, poderão contribuir para o esclarecimento do significado patológico da persistência da antigenémia nestes indivíduos.

Downloads

Download data is not yet available.

How to Cite

1.
Soares JO, Ramalho F, Baptista A, Carneiro de Moura M. Aspects of liver histology in asymptomatic carriers of hepatitis B surface antigens (HBsAg). Acta Med Port [Internet]. 1981 Feb. 27 [cited 2024 Apr. 25];3(1):23-35. Available from: https://www.actamedicaportuguesa.com/revista/index.php/amp/article/view/3870

Issue

Section

Arquivo Histórico