The clinical laboratory in primary health care. Impact of laboratory results on clinical decisions in terms of diagnosis and therapy.

Authors

  • Emília Natário

DOI:

https://doi.org/10.20344/amp.3562

Abstract

O aumento crescente da utilização do laboratório, os gastos e os eventuais riscos para o utente que lhe podem estar associados, são uma preocupação actual dos Administradores de Saúde e da O.M.S.

Estudou-se neste trabalho a utilização do laboratório durante um dia num Centro de Saúde, utilizando-se

a ficha clinica e os duplicados das requisições de analises. O diagnóstico, o controle e a avaliação de saúde foram os três principais motivos da utilização. Através da revisão das fichas clinicas as 3 e 6 semanas avaliou-se o impacto dos resultados laboratoriais no diagnostico e/ou terapêutica, não se tendo verifica do alterações nesse diagnostico ou terapêutica em 42% dos casos. Encontrou-se um intervalo medio de 26 dias, (s = 8,9), entre a data do pedido e a observação dos resultados pelo medico, considerado excessivo pela autora, que levantou questões quanto a valorização dada as analises quer pelo medico quer pelo utente. Concluiu-se com a necessidade de continuar este estudo ao longo de um ano estimulando a participação dos clínicos nesta investigação de modo a conseguir uma melhor compreensão do problema e uma melhor qualidade dos cuidados prestados aos utentes. Provas complementares de diagnostico, laboratório, rotinas, padrão de utilização.

Downloads

Download data is not yet available.

How to Cite

1.
Natário E. The clinical laboratory in primary health care. Impact of laboratory results on clinical decisions in terms of diagnosis and therapy. Acta Med Port [Internet]. 1988 Jun. 30 [cited 2024 Mar. 29];1(3):203-7. Available from: https://www.actamedicaportuguesa.com/revista/index.php/amp/article/view/3562

Issue

Section

Arquivo Histórico