Microscopic chemodectomas of the lung.

Authors

  • Aristides Cheto de Queiroz Serviço de Anatomia Patológica do Hospital Prof. Edgard Santos. Universidade Federal da Bahia. Salvador. Bahia. Brasil.

DOI:

https://doi.org/10.20344/amp.1273

Abstract

O trabalho consta do estudo de 8 casos diagnosticados como quimiodectomas pulmonares encontrados no estudo microscópico de rotina de autópsias. Na correlação clínico-patológica destes casos observou-se um predomínio para o sexo feminino na proporção de 3:1 e uma nítida relação com doença pulmonar onde a existência de fenómenos tromboembólicos com lesões isquémicas do parênquima está presente em 50 % dos casos. O trabalho chama a atenção para a relação estreita destes tumores microscópicos com áreas de isquemia do parênquima pulmonar e considera este um factor importante para fortalecer a ideia da existência de estruturas quimiorreceptoras no pulmão, as quais sob regime de anoxia dariam origem a focos de hiperplasia e mesmo a estes tumores.

Downloads

Download data is not yet available.

How to Cite

1.
de Queiroz AC. Microscopic chemodectomas of the lung. Acta Med Port [Internet]. 1979 Dec. 31 [cited 2024 Mar. 28];1(6):689-95. Available from: https://www.actamedicaportuguesa.com/revista/index.php/amp/article/view/1273

Issue

Section

Arquivo Histórico