Evaluation of the exchangeable potassium with K42 in normal subjects and in patients with chronic renal failure.

Authors

  • M. Martins Prata Departamento de Nefrologia do Servico de Medicina III. Hospital de Santa Maria. Lisboa e Laboratorio de Isotopos e Centro de Medicina Nuclear do Instituto Portugues de Oncologia Fran cisco Gentil. Lisboa. Portugal.
  • A. Rodrigues Nogueira Departamento de Nefrologia do Servico de Medicina III. Hospital de Santa Maria. Lisboa e Laboratorio de Isotopos e Centro de Medicina Nuclear do Instituto Portugues de Oncologia Fran cisco Gentil. Lisboa. Portugal.
  • J. Afonso Guimarães Departamento de Nefrologia do Servico de Medicina III. Hospital de Santa Maria. Lisboa e Laboratorio de Isotopos e Centro de Medicina Nuclear do Instituto Portugues de Oncologia Fran cisco Gentil. Lisboa. Portugal.

DOI:

https://doi.org/10.20344/amp.1256

Abstract

Determinou-se o potássio permutável (Kp), através do método de diluição isotópica com o 42K em duas séries de indivíduos de ambos os sexos — 19 indivíduos normais (INs) e 19 insuficientes renais crónicos (IRC5) com FG < 25 ml/min. Da analise dos resultados foi possível concluir que: a) 58 % dos IRCs apresentam um défice de potássio o qual e possível corrigir através da administração prolongada de um suplemento de potássio. b) o Kp e o Kp/kg é menor nos indivíduos do sexo feminino. A diferença para os valores observados no sexo masculino e estatisticamente significativa (P < 0,05). c) não existe qualquer correlação entre os valores do Kp/kg e os níveis plasmáticos do potássio (PK).

Downloads

Download data is not yet available.

How to Cite

1.
Prata MM, Nogueira AR, Guimarães JA. Evaluation of the exchangeable potassium with K42 in normal subjects and in patients with chronic renal failure. Acta Med Port [Internet]. 1979 Jul. 1 [cited 2024 Mar. 29];1(3):325-33. Available from: https://www.actamedicaportuguesa.com/revista/index.php/amp/article/view/1256

Issue

Section

Arquivo Histórico