Aplicações pré-cirúrgicas do mapeamento cortical por ressonância magnética funcional

 

Os autores descrevem a experiência clínica do mapeamento cortical por Ressonância Magnética Funcional (RMF), em equipamento de 1.0 T, por técnica BOLD e sequência EPI, fazendo breve referência aos fundamentos físicos da técnica BOLD e aos diferentes paradigmas de estimulação cortical utilizados. Referem-se as principais aplicações clínicas do mapeamento ìortical por RMF das áreas sensitivo-motoras das mãos e da linguagem.

 

A experiência envolve 29 pacientes, 16 com Gliomas (G), 7 com Esclerose Mesial Temporal (EMT) e 6 com Malformações Artério-Venosas Cerebrais (MAV). As indicações clínicas mais frequentemente encontradas foram a determinação das relações topográficas de lesões expansivas com áreas corticais eloquentes, córtices sensitivo-motores das mãos e áreas clássicas da linguagem, bem como a lateralização pré-cirúrgica da linguagem particularmente nos pacientes com epilepsia temporal medicamente intratável. Os resultados são discutidos de forma a avaliar o interesse da RMF, como técnica não invasiva, no planeamento do acto neurocirúrgico, fornecendo informação adicional à RM convencional no que respeita à avaliação dos riscos neurocirúrgicos, identificando regiões corticais viáveis, deslocadas ou reorganizadas que poderão ser cirúrgicamente preservadas. A RMF detecta representações atípicas e lateraliza a linguagem em pacientes com alterações cerebrais estruturais míluenciando desta forma a estratégia neurocirúrgica.

Palavras-chave: Ressonância magnética funcional, mapeamento cortical, estimulação sensitivo-motora, linguagem, geração intrínseca de palavras; lateralização