Como a Anestesiologia Ajudou a Combater a Primeira Vaga da Pandemia de COVID-19 em Portugal

Introdução: A disseminação da pandemia por COVID-19 na Europa, designadamente em Portugal, exigiu uma resposta clínica e organizativa por parte do Serviço Nacional de Saúde português. Com o imprevisível impacto da COVID-19 nos doentes infectados, foi prioritário redefinir a logística hospitalar, reduzir a prestação de cuidados electivos não prioritários, e estender a capacidade hospitalar ao tratamento do doente crítico, mobilizando uma parte significativa dos recursos humanos. Utilizou-se um inquérito nacional que permitisse monitorizar a contribuição que os anestesiologistas pertencentes aos 53 hospitais do Serviço Nacional de Saúde tiveram no combate à COVID-19 durante a primeira vaga da pandemia.
Material e Métodos: Estudo observacional transversal de tipo prospectivo, baseado num inquérito semanal enviado aos directores dos Serviços de Anestesiologia de todos os hospitais do Serviço Nacional de Saúde, entre 13 de abril e 21 de junho de 2020. Foi solicitada informação relativa aos recursos humanos, logística hospitalar, atividade assistencial, programa de formação pós-graduado, assim como plano de contingência face ao crescimento da pandemia.
Resultados: O plano de contingência hospitalar nos hospitais do Serviço Nacional de Saúde previu um total de 1524 camas de cuidados intensivos de nível III, o que corresponde a um crescimento de 151% das 607 camas existentes em janeiro de 2020. Esta reconfiguração dos hospitais do Serviço Nacional de Saúde só foi possível devido à suspensão parcial ou total da atividade eletiva não prioritária que afectou mais de 90% das instituições hospitalares nos primeiros meses da pandemia (março e abril), e à mobilização dos anestesiologistas das suas atividades eletivas para o tratamento do doente crítico. Nos piores momentos, esta mobilização envolveu 209 especialistas e 170 internos de especialidade (22,9% do total destes profissionais nos hospitais do Serviço Nacional de Saúde). Por outro lado, registou-se uma interrupção quase total do programa de formação pós-graduada em mais de 70,4% dos hospitais com esta idoneidade formativa, de março a abril de 2020.
Conclusão: Durante a primeira vaga da pandemia houve uma rápida reorganização do Serviço Nacional de Saúde que poderá ter contribuído para a baixa taxa de mortalidade em Portugal. Os autores acreditam que para esse resultado poderá ainda ter contribuído a ajuda dada pelos serviços de Anestesiologia do Serviço Nacional de Saúde.

Clique aqui para aceder ao artigo completo (apenas em inglês).

Este site utiliza cookies para permitir uma melhor experiência por parte do utilizador. Ao navegar no site estará a consentir a sua utilização.