Tratamento da Ossificação Heterotópica após Artroplastia Total da Anca: Excisão Cirúrgica Combinada com Radioterapia e Anti-Inflamatórios Não Esteróides

A ossificação heterotópica (OH) é uma complicação frequente após artroplastia total da anca (ATA), com uma incidência média de 30%. Os doentes são classificados de acordo com o sistema de estadiamento de Brooker. Nos estádios avançados (Brooker III e IV), a OH pode restringir a mobilidade da anca e causar dores insuportáveis. Nestes estádios sintomáticos, o tratamento indicado consiste na excisão cirúrgica combinada com profilaxia da recorrência com anti-inflamatórios não esteróides (AINEs) e/ou radioterapia. Apresentamos o caso de uma mulher de 70 anos que desenvolveu OH grau IV após ATA por osteoartrose da anca esquerda. Realizou-se excisão da OH um ano e meio após a ATA, com radioterapia e indometacina adjuvantes. Após dois anos de seguimento, não se verifica recorrência da OH e apresenta uma boa função da anca. O efeito dos AINEs e radioterapia adjuvante na profilaxia e no tratamento da HO está bem estabelecido, mas não há muitos relatos das duas estratégias combinadas com cirurgia no pós-operatório. Descrevemos, portanto, um caso de tratamento de OH pós-ATA com excisão das ossificações e radioterapia e AINEs no pós-operatório.

Clique aqui para aceder ao artigo completo (apenas em inglês).

Este site utiliza cookies para permitir uma melhor experiência por parte do utilizador. Ao navegar no site estará a consentir a sua utilização.