Satisfação dos Familiares em Cuidados Intensivos durante a Pandemia de COVID-19 Utilizando o Questionário FS-ICU24

Introdução: A pandemia de COVID-19 impôs alterações no padrão de comunicação entre doentes, familiares e profissionais. Os objectivos deste estudo foram avaliar a satisfação dos familiares com os cuidados prestados pelas unidades de cuidados intensivos e as estratégias comunicacionais durante a pandemia de COVID-19. Os objectivos secundários incluíram a identificação de áreas de melhoria e a avaliação do impacto do diagnóstico de COVID-19 e das visitas presenciais na satisfação global.
Material e Métodos: Estudo prospetivo, observacional e unicêntrico que avaliou os familiares de doentes em unidades de cuidados intensivos admitidos de março a setembro de 2020. Neste período, ocorreram alterações na política de visitas, que alternaram entre restrições totais e permissão de visitas restritas; estas modificações impuseram alterações na política de comunicação e no contacto dos doentes com os seus familiares. Aos três meses após alta da unidade de cuidados intensivos, o familiar de referência foi contactado para preencher um questionário que avaliou a sua satisfação através de uma escala de Likert. 
Resultados: Cento e sessenta e oito familiares foram contactados (taxa de resposta de 57,7%). A maioria dos participantes estava globalmente satisfeita com os cuidados prestados e a generalidade das questões apresentava uma taxa de satisfação superior a 80%. Uma associação com significado estatístico foi encontrada entre a consistência da informação clínica e a possibilidade de visitas presenciais (p = 0,046). O odds ratio de satisfação foi 0,2 vezes menor em familiares que puderam visitar o doente durante a pandemia COVID-19 [OR = 0,22 (95% CI: 0,054 – 0,896)] em comparação com familiares cuja visita presencial não foi possível. O diagnóstico de COVID-19 não apresentou impacto na satisfação dos familiares.
Conclusão: Este é um dos primeiros estudos a avaliar a satisfação de familiares de doentes internados em unidades de cuidados intensivos durante a pandemia de COVID-19 e é, tanto quanto é do nosso conhecimento, o primeiro realizado numa população portuguesa. A satisfação global é semelhante a estudos prévios publicados. O menor grau de satisfação com a consistência da informação em familiares que fizeram visitas aos doentes pode estar relacionado com heterogeneidade no estilo de comunicação entre os médicos seniores da unidade de cuidados intensivos. O diagnóstico de COVID-19 não esteve associado a uma redução na satisfação global dos familiares.

Clique aqui para aceder ao artigo completo (apenas em inglês).

Este site utiliza cookies para permitir uma melhor experiência por parte do utilizador. Ao navegar no site estará a consentir a sua utilização.