Como a Acta Médica Portuguesa se Adaptou aos Tempos de Pandemia

A pandemia de COVID-19 tem colocado os sistemas de saúde sob enorme pressão um pouco por todo o mundo, tendo-se verificado nos últimos meses, em Portugal, uma completa reorganização da prestação de cuidados e a constante criação de novos procedimentos e circuitos de atendimento, de forma a preparar o Serviço Nacional de Saúde da melhor forma possível para o embate contra um inimigo invisível.
A COVID-19 teve também um impacto significativo na publicação científica biomédica, como se pode facilmente comprovar pela consulta aos conteúdos de qualquer revista médica internacional. Ao aumento da pressão assistencial correspondeu uma necessidade emergente de difundir e dar acesso a novas informações a ritmo acelerado.
Na Acta Médica Portuguesa (AMP), a equipa editorial identificou o mesmo comportamento da produção científica nacional: numa primeira fase, em Março, após confirmação dos primeiros casos de COVID-19 no nosso país, foi registado algum abrandamento no número de submissões, a par de uma maior dificuldade em encontrar revisores disponíveis para rever artigos.

Leia aqui o artigo completo.

Este site utiliza cookies para permitir uma melhor experiência por parte do utilizador. Ao navegar no site estará a consentir a sua utilização.