Promoting Better Indoor Air Quality in Portugal for Disease Prevention and Control

A ventilação, enquanto promotora de uma adequada qualidade do ar interior (QAI), tem vindo progressivamente a ser reconhecida como uma medida não-farmacológica fundamental para a abordagem à COVID-19 a par de outras, como o uso de máscaras, o distanciamento físico ou a higienização das mãos e de superfícies. Num momento em que a conjuntura epidemiológica permitiu o levantamento da obrigatoriedade de medidas, é importante o investimento em estratégias de prevenção de risco ambiental, como a promoção da QAI.
O outono e o inverno podem ser críticos no que diz respeito à proliferação de doenças respiratórias em ambientes fechados, nomeadamente pelo aumento do tempo passado em espaços interiores pouco ventilados. Uma ventilação adequada deve ser uma das principais estratégias de redução do risco de transmissão dos agentes infeciosos transmitidos por aerossóis, como o SARS-CoV-2.

Click here for the full paper (Portuguese only).

Este site utiliza cookies para permitir uma melhor experiência por parte do utilizador. Ao navegar no site estará a consentir a sua utilização.